STJ lança página no Facebook com sorteio de livros

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O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de ingressar na maior rede social do mundo. Como uma forma de ampliar a sua presença institucional e oferecer novas ferramentas para a participação do cidadão, o Tribunal da Cidadania agora está no Facebook. O endereço é http://www.facebook.com/stjnoticias.

A rede, lançada em 2004 por alunos da faculdade de Harvard, serve de ponto de encontro para mais de 500 milhões de usuários do mundo inteiro. Desses, cerca de metade acessam o site por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. O Facebook é usado para interagir e entrar em contato com amigos, familiares e colegas de trabalho, trocar informações, vídeos, fotografias e notícias.

Em janeiro, no discurso anual à nação norteamericana, diante do Congresso dos Estados Unidos, o presidente daquele país, Barack Obama, equiparou a inovação contida no Facebook às invenções da lâmpada e do avião.

O perfil no Facebook vem ampliar as opções de contato entre o usuário de redes sociais e o Tribunal. O primeiro passo foi o lançamento do perfil do STJ no Twitter (http://www.twitter.com/stjnoticias ), no ar desde 2010. Hoje, o STJ é o terceiro órgão público do Brasil em número de seguidores nessa rede: mais de 40 mil.

Para a secretária de Comunicação Social do STJ, Deuza Lopes, a participação dos órgãos públicos nas redes sociais já é uma realidade. “Aderir às redes sociais hoje tem o mesmo peso da criação, em 1998, pelo STJ, de sua agência de notícias na internet”, afirma.

Naquela época, lembra a secretária, a internet no Brasil ainda estava em fase de consolidação como veículo de comunicação. “Aos poucos, os órgãos públicos foram aderindo. Hoje, a internet cresceu de uma forma tão avassaladora que se pode dizer que quem não está nela, não existe”. A secretária considera que o mesmo deve acontecer com Twitter e Facebook.

Sorteio

Quanto à participação no Facebook, Deuza Lopes considera impossível ficar de fora, tendo em vista o tamanho da rede e o seu sucesso entre os usuários brasileiros. “Temos que participar. Pelas redes sociais, conseguimos ampliar a nossa interação com os cidadãos, em especial o público jovem, que hoje deixa de usar até mesmo o telefone para interagir pelas redes”, explicou.

Para comemorar o lançamento do seu perfil no Facebook, o STJ sorteará dois kits cada um com uma revista “Doutrina do Superior Tribunal de Justiça”, edição comemorativa lançada em 2009 para celebrar os primeiros 20 anos da Corte, com a contribuição intelectual de ministros e doutrinadores sobre temas de grande atualidade e repercussão.

O kit é composto ainda por uma edição do Regimento Interno do STJ, atualizada até a emenda regimental n. 12/2010, e uma edição em capa dura dos dados biográficos dos ministros que já integraram o Tribunal, lançada também por ocasião da comemoração dos 20 anos do STJ. Todas as publicações são editadas pelo Gabinete do Ministro Diretor da Revista do Tribunal.

Para concorrer, é necessário visitar e curtir a página do STJ no Facebook, clicar no link da promoção e depois em “Quero participar”. As inscrições podem ser feitas até 12 de junho.

Visite o perfil do STJ no Facebook clicando aqui.

Fonte: STJ – Superior Tribunal de Justiça