Luiz Carlos Pantoja Advogados

Peritos em informática desvendam crimes

Delegacia especializada

Em São Paulo, há uma delegacia específica para os crimes de informática. Na 4ª Delegacia de Crimes Eletrônicos do DEIC, são investigados casos ocorridos no município de São Paulo de autoria desconhecida. “Os crimes mais comuns são contra a honra: calúnia, difamação e injúria”, diz o delegado Francisco Bondioli de Souza.

Souza explica que a dificuldade de seu trabalho reside no fato de que os crimes eletrônicos muitas vezes envolvem outras cidades, Estado e países. O andamento de um processo pode levar bastante tempo, anos, por causa disso.

Em casos de ameaças pelo Orkut, como a comunidade “Unidos para matar Dr. Hélio [de Oliveira Santos, prefeito de Campinas]”, descoberta no último dia 29 de julho, a delegacia do DEIC pode ser acionada. “A pessoa deve nos comunicar, para que possamos apurar. A gente esclarece e dá orientações”, diz o delegado. Quem se sentir lesado, seja por e-mail, seja por sites, deve procurar a delegacia.

Serviço – A 4ª Delegacia de Crimes Eletrônicos do DEIC fica na avenida Zaki Narchi, 152 – Santana, em São Paulo. Telefones (0xx11) 6221-7011 ramais 208 e 209 – E-mail: [email protected].

Luisa Destri

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo do Estado de São Paulo